Revista Eletrônica do Programa de Bolsas - Edição 3

Revista: Edição 3 | Ano: 2025 | Corpo Editorial: Editorial | Todas edições: Todas
ISSN: 2966-4020
Desenvolvimento de um protótipo antiviral a partir de nanomateriais inovadores para o combate a vírus respiratórios de grande relevância clínica
Bolsista: JULIA ANDRADE DA SILVA
Orientador(a): MILENE DIAS MIRANDA
Resumo: Este projeto visa desenvolver protótipos de produtos com atividade antiviral com materiais inovadores, em especial fotoativos, como semicondutores, nanomoléculas e compósitos a base de prata, e de outros agentes de menor valor agregado, que tenham atividade virucida frente a patógenos de grande relevância clínica, como o influenza e o SARS-CoV-2. A avaliação do potencial antiviral destes materiais já vem sendo estudada, e é interessante para fins de certificação (do tipo ISO) e patente. As propriedades estruturais e eletrônicas dos materiais são caracterizadas por técnicas espectroscópicas de absorção na região do infravermelho, ultravioleta-visível, por difração de raios-X de policristal e por microscopia eletrônica de transmissão (MET). O estudo das propriedades antivirais em sistema controlado, já vem sendo realizado e os dados publicados. Dados já publicados pelo grupo mostram o desenvolvimento, pela primeira vez no mundo, de um semicondutor irradiado com laser em femtosegundos que forma, juntamente com a quitosana, uma heteroestrutura para eliminação de bactérias e fungos, além de inativar o SARS-CoV- 2 por contato, através da produção de radicais hidroxilas e peróxido de hidrogênio. Em outro estudo, mostramos como a prata associada a oleilamina pode ter seu efeito antiviral ampliado sobre vírus envelopados, como o SARS-CoV-2. Estes estudos trazem novas estratégias para a produção de materiais biocidas, que inclusive podem ser utilizados no desenvolvimento de Equipamentos de Proteção Individual funcionalizados, ou seja, que tenham a capacidade de conter a transmissão de patógenos (vírus, bactérias e fungos), prevenindo contaminações cruzadas, não apenas por serem uma barreira física, mas também química contra agentes que afetam a saúde humana. Logo, este projeto tem abrangência internacional e está integrado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a agenda 2030, como: (i) Saúde e Bem-Estar (ODS 3); e (ii) Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9) (odsbrasil.gov.br).
ASPARTIL PROTEASES DE S. mansoni: CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA E PROSPECÇÂO DE INIBIDORES
Bolsista: VINICIUS DE SOUZA CARVALHO DA COSTA
Orientador(a): MARIO ROBERTO SENGER
Resumo: Aluno acabou de entrar, por isso envio o relatório final da aluna anterior.
Efeito do glucagon-like peptide 1 sobre a geração de aging neutrophils no diabetes
Bolsista: ALANIS DOMARCO DE OLIVEIRA MOTA
Orientador(a): VINICIUS DE FRIAS CARVALHO
Resumo: No diabetes, a resposta imunológica do hospedeiro é prejudicada, culminando no surgimento de infecções oportunistas de origem bacteriana, fúngica e/ou viral de difícil tratamento. Uma característica do diabetes que culmina na maior gravidade e susceptibilidade a infecções, especialmente bacterianas, é a falha na capacidade migratória e funcional de neutrófilos. Dados preliminares do nosso grupo, mostram que camundongos diabéticos possuem um aumento no número de aging neutrophils na medula óssea. Os aging neutrophils caracterizam-se por um aumento na expressão superficial do receptor de quimiocinas CXCR4 e uma redução de CD62L, sendo classificados como neutrófilos CXCR4 high e CD62L low. Esses aging neutrophils possuem falha migratória e deficiência na produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) intracelular, na liberação de armadilhas extracelulares de neutrófilos (NETs) e na capacidade fagocítica, características observadas em neutrófilos de diabéticos. Sabe-se que a ativação do TLR4 por lipopolissacarídeo (LPS) culmina em um aumento no número de aging neutrophils, porém, desconhece-se o efeito de outros PAMPs na geração dessas células. Além disso, pacientes e animais diabéticos apresentam um aumento nos níveis circulantes de LPS. Pacientes diabéticos apresentam redução nos níveis circulantes do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), que possui ação hipoglicemiante e antiinflamatória. Ademais, o GLP-1 possui aplicações no combate a doenças associadas ao envelhecimento, incluindo diabetes. Entretanto, há ainda lacunas a serem preenchidas, especialmente em relação aos seus efeitos na geração dos aging neutrophils. O objetivo do projeto é investigar o efeito do GLP-1 na geração de aging neutrophils no diabetes. Os procedimentos a serem utilizados no projeto foram aprovados pela CEUA/IOC.
Prospecção in silico e in vitro de inibidores de alvos enzimáticos de Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax
Bolsista: CRISTIAN LUCAS OLIVEIRA PAIVA
Orientador(a): FERNANDO BERTON ZANCHI
Resumo: A malária é uma doença endêmica na região amazônica e se torna cada vez mais preocupante ao passo que desenvolve resistência contra os medicamentos utilizados. Atualmente, para o desenvolvimento de novos fármacos, utiliza-se as chamadasferramentas racionais de desenvolvimento de fármacos que compreendem desde áreas in vitro como a Biologia molecular e Biotecnologia até métodos computacionais também conhecidos como in silico. Apesar das simulações computacionais de interação molecular serem uma forma de ganho de tempo e eficiência na prospecção de novos fármacos, em certos casos apresentam obstáculos para pesquisadores não familiares a área de informática ou quando feitas contra um único alvo. A nova ferramenta desenvolvida pelo LABIOQUIM chamada de Plasmodocking (https://plasmodocking-unir.ecotechamazonia.com.br/) é capaz de realizar o VS por acoplamento molecular (Docking) onde pode-se adicionar vários receptores na sua plataforma. Com isso é possível testar vários candidatos a fármacos contra todos os receptores de uma única vez graças a utilização de placas de alto processamento GPU para executar o VS. Neste estudo utilizamos diversos alvos de P. falciparum já configurados no Plasmodocking bem como ampliamos os alvos para o P. vivax que logo estarão disponíveis para toda a comunidade.
A IMPORTÂNCIA DOS FATORES CONTEXTUAIS PARA O NEURODESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NASCIDAS COM GASTOSQUISE
Bolsista: ISIS PAIVA DE MARINS
Orientador(a): CARLA TREVISAN MARTINS RIBEIRO
Resumo: A gastrosquise é uma malformação congênita que necessita de intervenção cirúrgica, podendo comprometer o desenvolvimento neuropsicomotor. O desenvolvimento depende da integridade das estruturas e funções corporais, da participação e dos fatores contextuais (ambientais e pessoais). A identificação precoce de fatores ambientais de risco para o desenvolvimento, possibilita abordagens que minimizem os efeitos deletérios da condição de saúde e da hospitalização. O estudo reflete sobre a importância dos fatores ambientais para o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças nascidas com gastrosquise acompanhadas no Ambulatório de Seguimento da UTI neocirúrgica do IFF/Fiocruz. Estudo descritivo, observacional, longitudinal e prospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFF/Fiocruz, parecer 5.525.424., composto por amostra de conveniência de crianças de três a doze meses, que compareceram ao Ambulatório de Seguimento de agosto de 2023 a fevereiro de 2025, sem outras malformações congênitas e síndromes genéticas. Utilizou-se o Affordances in the Home Environment for Motor DevelopmentInfant Scale, para avaliar os fatores ambientais aos 3, 6 e 12 meses de idade. Foram coletados dados neonatais, aspectos socioeconômicos e desenvolvimento motor avaliado na alta hospitalar, e armazenados em um banco de dados elaborado no programa EpiInfo. Até o momento, incluiu-se 20 famílias, com prevalência de gastrosquise simples, idade gestacional de 36 semanas, média de peso ao nascer de 2.123g. A mediana do tempo de internação foi 32 dias. A mediana de idade materna foi 19 anos. A suspeita ou atraso no desenvolvimento motor foi visto em 75% das crianças. Para 45% da amostra, a renda familiar foi de até um salário-mínimo e os pais concluíram apenas o ensino fundamental. A maioria recebe aleitamento materno exclusivo. Até os 12 meses, a maior parte da amostra apresenta uma estimulação ambiental insuficiente. Ao conhecer o ambiente da criança, pode-se determinar o impacto dos fatores contextuais na sua funcionalidade e assim modificar e ampliar as oportunidades oferecidas à elas. A continuidade do trabalho faz-se necessária para aumentar a amostra e permitir análises mais elaboradas de relação entre as alterações de neurodesenvolvimento e o ambiente da coorte de crianças já acompanhadas no IFF/Fiocruz.
Avaliação e validação do potencial diagnóstico de poliantígenos para detecção do Trypanosoma cruzi em cães
Bolsista: DENIS AUGUSTO ARGOLO CAMPOS
Orientador(a): Fred Luciano Neves Santos
Resumo: A doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi, é uma importante zoonose negligenciada com relevância em saúde pública. Cães são reservatórios relevantes na cadeia de transmissão doméstica e peridoméstica do parasito. No entanto, não existem testes sorológicos comerciais específicos para o diagnóstico da infecção canina, e os métodos atualmente utilizados apresentam limitações de sensibilidade, especificidade e reprodutibilidade. Este estudo teve como objetivo avaliar o desempenho diagnóstico de quatro antígenos recombinantes quiméricos (IBMP-8.1, IBMP-8.2, IBMP-8.3 e IBMP-8.4) em imunoensaios tipo ELISA para detecção de anticorpos IgG anti-T. cruzi em cães. Foram analisadas amostras de cães infectados naturalmente ou experimentalmente provenientes de diversas regiões do Brasil. A caracterização do painel sorológico foi realizada por modelo de classe latente (LCA), dada a inexistência de um teste padrão-ouro. As análises incluíram testes de reatividade cruzada com amostras positivas para outras infecções (como leishmaniose, erliquiose e babesiose). O antígeno IBMP-8.2 apresentou a maior sensibilidade, enquanto os antígenos IBMP-8.3 e IBMP-8.4 demonstraram especificidade de 100%. O IBMP-8.4 também foi o antígeno com melhor acurácia. Foram observadas taxas de positividade de 5% em Salvador (BA), 1,04% no Piauí e 0,42% em cães atendidos em clínicas da capital baiana. Os resultados destacam o potencial dos antígenos IBMP, especialmente o IBMP-8.2 e IBMP-8.4, para compor plataformas diagnósticas mais precisas para uso veterinário. A continuidade da pesquisa, com inclusão de novas amostras e avaliação da reatividade cruzada com leishmaniose, visa consolidar um teste diagnóstico nacional eficaz para uso em cães, contribuindo para estratégias de vigilância e controle da doença de Chagas no Brasil.
Página 1 de 68 páginas.