Sistema de Gestão de Bolsas

O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é desenvolver o pensamento crítico e a iniciação cientifica de estudantes de graduação do ensino superior para a formação em recursos humano em pesquisa.

Os bolsistas são orientados por pesquisadores qualificados da Instituição, com oportunidade de acesso à técnicas e metodologias de pesquisa inovadoras.

O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) é estimular estudantes do ensino superior, o desenvolvimento e a transferência de novas tecnologias e inovação aplicadas à necessidades da área de saúde da população brasileira.

Este programa visa à formação de recursos humanos para atividades de pesquisa diretamente relacionada ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, fortalecendo a capacidade inovadora de pesquisa no País. Assim como o PIBIC, os bolsistas PIBITI são orientados por pesquisadores qualificados da Instituição e estimulados a desenvolverem o pensar cientifico frente aos problemas da sociedade - na área de saúde - e a elaboração de sua pesquisa.

Como ingressar:

O processo de seleção de bolsistas ocorre no primeiro semestre de cada ano, sendo finalizado no mês de julho e as bolsas implementadas em agosto.

A regulamentação do processo encontra-se em edital (confira o edital 2018).

Vagas:

A concessão das bolsas está condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq.

Requisitos necessários para candidatura: Estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição de ensino superior pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação.

Possuir orientador com vínculo comprovado com a Fiocruz em regime de tempo integral (40 horas).

O PIBIC e o PIBITI tem o apoio e a parceria do CNPq.

Editais PIBIC/PIBITI